pérolas infantis #1

No início de cada aula gosto de conversar com os miúdos. Deixá-los contar uma parte importante do seu dia, ou como foi o fim de semana, por exemplo. Tiro sempre 5 minutos para isso (ou 10 quando a coisa se estende por terrenos mais descritivos), porque sinto que eles precisam de falar, precisam de alguém que ouça as suas pequenas histórias, inventadas ou não, preocupações até, aventuras ou parvoíces como “tenho uns sapatos novos, são lindos não são?” Coisas assim. Claro que conversar com crianças é altamente imprevisível e não raras vezes dá em pérolas destas. A culpa é minha, que os deixo falar sem filtro.

Falávamos sobre o fim de semana, quando a Leonor se sai com esta:

– Ontem [domingo] fiquei em casa com o meu pai – disse ela com cara de caso e desdém.

– Então e não gostaste de ficar em casa? O que se passou? – perguntei eu.

– Não, eu gosto de ficar em casa a brincar…mas com a minha mãe. Com o meu pai é sempre uma seca! – respondeu ela.

– Então porquê? Perguntei.

– Primeiro porque o meu pai não sabe fazer o lanche em condições e também não sabe brincar com as bonecas! A culpa disto tudo é da barriga da minha mãe! – lamentou-se.

Eu que, não sabia o que se passava com a senhora, ainda pensei que estivesse grávida e daí o mau feitio/ciumeira e a queixinha da miúda atirei um:

– Deixa lá, para a próxima ficas com os dois e já lanchas melhor. – tentando amenizar a situação.

– Não Pipi…isto agora vai ser sempre assim, a minha mãe diz que tem de ir correr todos os domingos porque a barriga dela está mole e eu ouvi-a dizer que tem de ficar rija até ao verão!

Leonor, 6 anos.

 

Deixe uma Resposta

