Mojito – receita original via Sevilha

Estava eu há uns anos de férias em Sevilha, à procura de um sítio para ouvir flamenco daquele mesmo bom e não para turista ver, quando nos deram uma dica preciosa sobre um bar com um pequeno espetáculo ao vivo muito familiar. Seguimos as indicações e de uma noite que não prometia nada, saiu o melhor flamenco que os meus ouvidos já ouviram. Nesse bar (que já não me lembro do nome, mas sou capaz de procurar o cartão que tenho a certeza que guardei e deve andar perdido lá por casa) pedi um mojito para acalmar os quase 40 graus durante a noite. Expliquei ao barman no meu melhor portunhol que não queria cá sumos (muito por estar habituada aos mojitos-juice do Algarve). Ele respondeu-me que estava prestes a provar o melhor mojito da minha vida, porque ele (o barman) era cubano e tinha a receita original – o que de facto aconteceu. Não sei se era do calor, ou se foi da emoção do flamenco, mas foram MES-MO os melhores que já provei. É claro que não saí de lá sem saber a receita direitinha, e como sou mesmo fixe vou partilhá-la com vocês! É óptima para dias de calor e noites (!) também.

Então cá vai ela, já a reproduzi e é bem fiel ao que lá bebi.

– rum do bom

– gelo em cubos (não é picado, como servem habitualmente)

– menta em folha (da doce, há vários tipos de menta no mercado, não sabia)

– água com gás 

– limas cortadas aos cubos

– açúcar mascavado (não é amarelo, é daquele mesmo escuro, castanho)

– angostura (isto foi o mais difícil de arranjar, é um “bitter” nome técnico para uma mistura de ervas secreta em estado líquido)

Preparação:

Macerar a lima com o açúcar e a menta, acrescentar o rum e mexer bem (Shake Shake Shake). Juntar o gelo, a água com gás, uns pingos de angostura e voltar a mexer. Colocar umas folhas de menta inteiras e já está! As quantidades são um pouco a olho, dependem se querem a bebida mais forte ou não, com mais ou menos sabor a menta e mais ou menos gelada. É ir tentando e acertando a mão! 

Experimentem e depois digam-me qualquer coisa, não há bebida que vá melhor com o verão! 🙂

  
P.S: a foto é minha, de uma das minhas tentativas de chegar ao melhor mojito do mundo.

Deixe uma Resposta

