Evolução de suportes audio – até nisto uma pessoa nota que está a ficar velha!

Dou aulas de música há 11 anos. Passo a maior parte do dia a ouvir música, ou a cantar, ou a tocar instrumentos. Quando comecei, no iníciozinho mesmo – ainda havia manuais na biblioteca que traziam cassetes. Chegaram a converter-me (a mim e a alguns colegas tão chatos como eu) cassetes em cds. Depois eles vieram em força. Normais e mini disk. Posso dizer que tenho centenas de cds cá em casa. De música minha, mas essencialmente de música de trabalho. Gravei centenas de cds, dei cabo de 2 drives no meu PC de tanto os gravar e fazer playlists para as minhas aulas. Normalmente as escolas tinham o seu próprio leitor, e eu usei-os muito. Quando não tinham, cheguei a levar o meu discman azul da sony e colunas de computador. Mais tarde, comprei um leitor de cds portátil, que era mais uma mala que andava comigo para todo o lado e todas as aulas. Depois cansei-me do peso e deixou de ser necessário. A seguir veio o mp3 – porreiro para fazer playlists, mas depois tinha de usar colunas na escola, o que nem sempre estava ao dispôr. Também não me apetecia muito andar com colunas às costas e voltar à mala extra. Eis senão quando, me aparecem uns miúdos no centro de estudos, com uma coluna minúscula, de 6 cm de diâmetro (leram bem – não é engano) e de 500 gramas, a tocar música do momento do telemóvel e através de bluetooth. O som não é um espetacular Bang & Olufsen, mas melhor que muito rádio leitor de cd de 4 Kg. Pensei que aquilo podia mudar a minha vida, e mudou – fora manuais e instrumentos musicais, é isto que levo para o trabalho. O volume sonoro chega perfeitamente para uma sala de aula e a qualidade é bem razoável.

Uma década e pouco. A evolução é tão rápida que nem consigo prever o que virá a seguir.

A sério que não.

imagens daquidaqui.

Deixe uma Resposta

