O Salvador (Sobral)

Gostei dele desde o início. Não foi uma paixão avassaladora, mas sempre lhe reconheci talento e qualidade no que faz. Nunca me importei com os seus “tiques”, primeiro porque não acho que o sejam, (fazem parte da interpretação própria de cada um e eu própria descobri há pouco tempo que também os tenho – who cares?) e depois porque há deles para todos os gostos , espalhados por tanto pessoal do show biz, consagrado ou não. Não acho isso importante.

Agora que a canção é boa, não tenho dúvidas quanto a isso – achava-a apenas “pouco festivaleira”. Realmente nunca pensei que um tema como aquele pudesse chegar à final, cantar e vencer. Acho que não estamos (nós os portugueses em geral) habituados a ganhar – seja o que for. Podia ter sido o campeonato mundial de sueca ou a eurovisão. Simplesmente não fomos ensinados a acreditar em nós próprios (ou então fomos e isso perdeu-se numa qualquer geração anterior à nossa, não sei).

E talvez tenha sido esse o problema (do Salvador e do resto do país nas mais variadas vertentes) – não acreditarmos em nós e no facto de poder fazer uma coisa diferente e isso resultar numa vitória. Contra mim falo.

Fora isso, cada vez que o ouço em mais uma declaração, em mais uma entrevista ou conferência de imprensa, mais gosto dele.

Parece-me que passou e continua a passar uma boa mensagem com a “música dos hamburgueres”, o “isto estava tudo combinado”, o “estou muito cansado, mas sabe que normalmente eu falo melhor” ou ainda o “se calhar agora vou começar a cobrar mais pelos meus concertos”. Só uma pessoa muito segura de si e do que quer fazer, tem este tipo de brincadeira consigo prório e com os outros.

Uma lufada de ar fresco, é o que ele é – músicos novos, assim com este à vontade, descontração e presença – isto é música para os meus ouvidos. E para a minha cabeça.

Parabéns e muito orgulho, acho que é o que a malta sente por ti.

imagem daqui.

Deixe uma Resposta

