Farinha de mandioca (pau) com bacalhau

Um dos pratos que faço quando não tenho tempo para grandes cozinhados. Umas postas de bacalhau das partes menos nobres e um saquinho de farinha de mandioca bastam para fazer este repasto. Eu adoro! Adoro farinha de mandioca de todas as formas e feitios e uso muitas vezes em vários pratos.

Além disso a mandioca não tem glúten e é um alimento muito interessante, na minha modesta opinião! Assim sendo, cá vai a receita como eu a faço. É um prato bem saboroso que me lembra a minha infância!

Atenção que tem de ser bem temperado e feito um refogado generoso, senão não sabe a nada e depois ficam com as expectativas defraudadas.

Ingredientes:

  • 1 cebola grande picada
  • 2/3 dentes de alho picados
  • farinha de mandioca q.b.
  • sal q. b.
  • 2 postas de bacalhau desfiado cozido, sem peles e espinhas
  • azeite q. b.
  • 1 malagueta vermelha
  • água q.b.
  • 1 folha de louro

 

Preparação:

Cobre-se o fundo dum tacho com azeite. Acrescenta-se ao azeite, a cebola e os alhos picados, e a malagueta cortada fininho. Tempera-se com sal a gosto. Junta-se a folha de louro. Leva-se ao lume brando até a cebola amolecer. De seguida, vai-se juntando o bacalhau desfiado e deixa-se refogar um pouco. Vai-se acrescentando a água (eu uso a água de cozer o bacalhau), na quantidade de mais ou menos o dobro da quantidade de farinha que queremos preparar. Quando a água ferver, vai-se deixando cair por devagarinho a mandioca, mexendo sempre para não ficar com grumos. No fim depois de a farinha estar cozida, deve ter a consistência de um creme, nem muito espesso, nem muito líquido. Se precisarem podem colocar mais farinha para engrossar ou mais água se acharem que está muito grossa.

imagem daqui.

 

Deixe uma Resposta

