Black Mirror – uma crítica a esta era maioritariamente digital e tecnológica

Sim, saiu em 2011 mas eu sou pessoa que liga pouco a ecrãns (principalmente de televisão) e a maior parte das coisas que vejo é porque alguém que me conhece bem me recomenda, um filme, uma série ou assim.

A propósito, recomendou-me um amigo durante uma conversa, que visse o Black Mirror, que ia gostar e tal, muito devido àquela ideia que eu tenho de que hoje em dia anda tudo de olhar pousado em baixo, nos ecrãns, a deixar de ver a realidade com todas as suas dimensões.

Lá comecei a ver a série, vou neste momento na terceira temporada. É boa, aquele primeiro episódio do porco é surreal, mas confesso que a ideia dos episódios serem todos soltos e sem fio condutor entre eles, me desliga um bocado. Gosto mais de séries com a mesma história ao longo dos episódios, não sei, posso ser eu que sou antiquada.

Diz Charlie Brooker, o produtor de Black Mirror – que “cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente, até mesmo uma realidade diferente, mas todos tratam da forma que vivemos agora — e da forma que podemos estar a viver daqui a 10 minutos se formos desastrados”.

Acho que é fundamentalmente isto: uma crítica a esta era maioritariamente digital e tecnológica em que vivemos, em que parece que estamos ávidos de registos eletrónicos. Numa era em que a realidade não chega, em que parece que não basta sermos nós próprios e usar a nossa memória. Se não fica um vídeo, um cartão, uma extensão, um ficheiro – parece que simplesmente não existiu.

Há episódios mais fictícios, outros mais “possíveis”. Apesar de tudo estou a gostar. Fica a sugestão, se forem como eu: cépticos em relação aos efeitos das novas tecnologias nas nossas vidas – vão adorar.

2 thoughts on “Black Mirror – uma crítica a esta era maioritariamente digital e tecnológica

Deixe uma Resposta

