reflexão sobre o minimalismo

Minimalism – um documentário sobre as coisas importantes. Vi-o logo no dia em que foi disponibilizado no netflix. Não foi grande surpresa porque já conhecia a corrente e reflito muitas vezes sobre ela. Será que precisamos mesmo de tudo o que temos? Será que quando queremos um roupeiro maior ou sonhamos com uma casa com mais arrumação, estamos a fazer sentido ou simplesmente a acumular coisas das quais não nos conseguimos livrar? Será que menos é mesmo mais?

Não sei. Fico na dúvida.

Sei que nas antípodas disto está aquela malta acumuladora, que vê função em tudo e acumula anos de lixo e objetos que não servem para nada, só mesmo nas suas cabeças. Consigo ver nos acumuladores algum tipo de patologia psicológica mas nos minimalistas não. Talvez porque seja uma ideia mais romântica esta, a de que precisamos verdadeiramente de muito pouco (refiro-me a bens físicos e materiais) na nossa vida do dia-a-dia. Talvez seja isso.

Mas voltando ao documentário. Adorei a forma como está realizado, a beleza da simplicidade (que no minimalismo se nota tanto!). O conceito de “coisas importantes”. As casas deles ficam mais bonitas, tão destralhadas que até apetece viver lá. As vidas deles parecem realmente mais simples de viver.

Será que somos mesmo nós que desejamos mais coisas, ou nos “obrigam” a querê-las mesmo que não precisemos delas? Roupas, telemóveis, carros, gadgets, casas? Somos nós que consumimos bens ou são os bens que nos consomem a nós? Será que quanto menos temos mais livres somos?

Somos realmente mais felizes?

Talvez os minimalistas sejam mais do que nós. Vejam o documentário que ele é lindo. E apela à reflexão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s